top of page

Revoluções criativas

Atualizado: 21 de ago. de 2023


Uma das áreas de atuação da Lab é a economia criativa. Um marco importante é a agenda de pesquisa que tenho elaborado nos últimos anos na perspectiva de compreender as dinâmicas sociais, econômicas e políticas que impulsionam o tema na ótica local e global.


A economia criativa projetou-se como uma tendência que se consolidou a partir de resultados que contribuíram para o avanço de discussões, progresso produtivo e reconhecimento profissional de alguns segmentos do setor criativo outrora não reconhecidos como a área de games.


A permeabilidade nas esferas da inovação social, econômica e tecnológica consagram, definitivamente, a emergente taxonomia econômica.


Celso Furtado, na obra, Criatividade e Dependência, explica que o"(...) desenvolvimento é a expressão da capacidade de criar soluções aos problemas específicos de uma sociedade (...) (Furtado, 2008, p. 109-110).


O Brasil é um país de vasta dimensão territorial com heterogeneidades regionais que tornam complexas a implementação de algumas políticas públicas. Por isso, o protagonismo de discussão do tema deve ser local e conduzido pelas territorialidades da economia criativa. Que deve ter uma agenda comunitária e colaborativa com o propósito de disseminar aprendizagem e efetividade de ações e iniciativas lideradas e implementadas por pessoas e não somente das e pelas institucionalidades.


Neste sentido, um dos serviços de consultoria em gestão territorial da Tropicália Lab do Brasil é conduzir e elaborar projetos apoiados por metodologias adequadas para a proposição de ambientes criativos e inovadores com foco no turismo, cultura, inovação social, diversidade e inclusão, moda, gastronomia, educação, transformação digital, sustentabilidade, inovação urbana além de outros segmentos.


Neste ano de 2023, a Tropicália Lab do Brasil esteve presente no World Creativity Day em Santa Maria/RS. Evento no qual, estou entre as top 10 lideranças criativas no Brasil. Este êxito ocorreu pela entrega das pessoas e instituições abertas e comprometidas em disseminar conhecimento, inclusão e reciprocidade.


São estas pequenas e grandes revoluções que mudam e criam perspectivas.



A Tropicália Lab tem uma curadoria de cursos ligados a economia criativa para diferentes segmentos com o propósito de fortalecer a força de trabalho criativa, iniciativas governamentais e empresas interessadas em liderar e protagonizar o mercado.


Sou engajada e participo de várias iniciativas, uma delas que divulgo é o evento promovido pelo VIA - Estação Conhecimento, grupo de estudos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, o II Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável liderados pela Dra. Clarissa S Teixeira e o Urbs Nova Gestora do Distrito C em Porto Alegre/RS. O evento ocorre dia 18 e 19 de agosto no canal do YOU TUBE do VIA. Eu, ao lado de outros talentos, farei a mediação, como integrante do Comitê Científico.


Conto com vocês nesta jornada de conhecimento e aprendizado sobre a economia criativa brasileira.


Texto de:

Fabiane Frois B Weiler, economista e fazedora da Tropicália Lab do Brasil. Especialista nos temas da economia e gestão do conhecimento, criatividade e inovação. Participa e atua em projetos comprometidos com o progresso econômico e social. Creative Membership WCD Brasil/Agile Business Owner/Dra. em Desenvolvimento Regional/Líder de Cultura do Grupo Mulheres do Brasil Santa Maria.





34 visualizações0 comentário

Posts recentes

bottom of page